jump to navigation

Primeiro post… Alegoria da Caverna fevereiro 26, 2008

Posted by *Steph* in Sem Categoria.
trackback
Enfim, ensaiei muito para começar meu blog. Procurei sentidos, motivos e razões para ele… E percebi que não são precisos motivos, razões e sentidos… Isso tudo apenas mostra o que eu sou, sem máscaras e fingimentos. Isso aqui é a minha essência…

Pra começar, hoje me lembrei de uma das minhas primeiras aulas de filosofia, e devo confessar, eu as odiava. A aula sobre a alegoria da caverna de Platão (parábola escrita na obra “A República”, livro VII). Todo mundo já ouviu falar sobre pelo menos uma vez na vida. E pra mim, tem um sentido todo especial: Foi quando me dei conta de que era preciso me libertar das ilusões e começar a procurar as verdades. E é incrível como o primeiro ano da faculdade pode ser libertador, mas a gente só se dá conta quando acaba e realmente todos aqueles professores estavam certos: “A faculdade é um processo de amadurecimento, vocês só vão entender no fim o quanto valeu a pena o sacrifício”.

Depois dessa aula, me prometi que faria alguma coisa com todas essas idéias (às vezes malucas) que eu tenho na minha cabeça. Agora, passados quatro (longos) anos de faculdade e alguns meses de experimentações por aí, tenho que cumprir a promessa e me dedicar a usar esses neurônios, que só pensavam em datas de entrega de trabalho, pra mostrar um pouco do que eu sou, minhas idéias, minhas filosofias e minhas doidices…

Queria mostrar a alegoria sob a visão de Mauricio de Sousa (que também foi a que minha professora usou no dia da aula)… Ótima pra quem teve muita preguiça de ler e nunca leu… dá pra ter uma idéia, mesmo que a idéia seja um pouco distorcida e, quem sabe, dê aquela vontade de ler a original. A Alegoria também foi tema de filmes como Matrix e Show de Truman. Bom, se no final você ficar com vontade de ler a original indico também a versão contada por Marilena Chaui no livro “Convite à Filosofia” que é mesmo um convite à filosofia, com linguagem mais amigável, sem aquelas palavras, definições difíceis de entender.


Acho que depois de ter lido a Alegoria fica mais fácil entender porque a escolhi para inaugurar o blog. Como disse acima, espero que esse seja um espaço onde eu possa compartilhar minhas idéias e minha essência… Abandonar as ilusões e sombras e alcançar a verdade. Começar um novo processo de conhecimento e, se Deus permitir, poder fazer pros outros 1% do que meus professores fizeram por mim.

Ufa, acabou, chega de ficar me repetindo, né?

Espero que tenham gostado…

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

