jump to navigation

É uma homenagem ao Japão 100? Tá.. se você acha. fevereiro 27, 2008

Posted by *Steph* in Sem Categoria.
trackback
Oieeee…

Dando continuidade aos cumprimentos de promessas feitas, hoje eu peguei o dia para me “interar” mais sobre o mundo japa, já que prometi a mim mesma deixar de ser uma japa paraguaia e entrar um pouco nessa cultura que eu aprendi a achar interessante com o Jonathan (valeu, Jo)… e não, não… ele não é japonês, mas deve ter sido na outra encarnação.

Ainda sou muito leiga e não domino nenhuma técnica originalmente japonesa, quer dizer, domino apenas a técnica milenar de conduzir os palitinhos das cumbuquinhas pra boca, da boca pras cumbuquinha. E, convenhamos, praticamente todos meus amigos são dominadores dessa técnica também…

Sempre fiz questão de me manter distante dos costumes, até porque parte da minha família parece ter se adaptado muito bem aos costumes e quitutes brasileiros. E, graças a Deus, meus pais não herdaram aqueles preconceitos e picuinhas básicos japoneses do tipo: só namore japonês, o homem é o rei da casa e a mulher sua empregada (sim sim… eu já ouvi isso, pode?) enfim… Nunca participei dessas colônias (as também chamadas panelinhas), tive muito poucos amigos japoneses, nunca me contentei com essa história de ser a empregada do homem e namorar japonês não mesmo minha praia. E sendo bem honesta, detesto sushi e aquele molho teriaki agridoce…

Como minha mãe sempre fala: “A experiência é a mãe da sabedoria”, após anos negando ter alguma relação com essa cultura machista, finalmente chegou a hora de deixar esse preconceito pra trás… Minha irmã do meio foi a primeira a se infiltrar nesse mundinho, talvez não da mesma maneira que eu quero me infiltrar, mas se infiltrou. Foi como os J-POP, J- ROCK e J-DORAMAS invadiram minha casa e foi ela que me deu o DVD do primeiro show da minha banda japonesa preferida de niver esse ano. Já era o segundo passo pro meu encantamento… Ah, sim, o segundo, porque eu já era encantada com a arte, a Liberdade, e os divertidos Undokais. (gincanas esportivas familiares)

Minha banda japonesa favorita – Arashi

Meu terceiro passo agora é entrar num nihongako (escola de japonês) no meio do ano e aprender a língua nativa, assim poderei cantar “decentemente” as músicas, afinal cantar mal e não saber a letra não dá, né? E como a voz não tem muito o que fazer, nihongako já!
O quarto passo seria hoje: Origami. Até arrisco alguns, como o tsuru (passarinho) e as estrelinhas. Tenho um livro em casa, mas percebi que para fazer alguns você precisa ser muito japonês mesmo pra fazer um quadradinho de papel virar o mestre Yoda ou uma rosa 3D. De repente o desenho do pequeno quadradinho de papel passa a ter milhões de linhas pontilhadas e setas por todas as partes fazendo movimentos acrobáticos e tchaaaannn o próximo desenho já é o próprio Yoda pronto.

Tentei, então acompanhar por vídeo. E aí sim os movimentos tornaram-se acrobáticos pra mim. Como os dedos daquela mulher conseguiram fazer aquela manobra e o papel ficou daquele jeito? Em um piscar de olhos tchaaaaaannn olha lá a rosa 3D. Simples… Tá tá… talvez amanhã, quem sabe.

Hummmm tinha que ser coisa de japonês mesmo… Mas nada que bata o fantástico Tetris Humano, né?

É cada uma…

Comentários»

1. DAVI SATO - setembro 4, 2008

-UM EQUIVOKO DE TODO NIKEI DO BRAZIL, NW EH NIHONGAKO, O CORRETO EH NIHONGO GAKO, ESCOLA DE LINGUA JAPONESA, ESSA BANDA AI, ARASHI, NUNCA TINHA VISTO, A BRAZILERADA AKI SO VE TV DO BRAZIL, EM DVD PIRATA, HUAHUA, ALGUNS TEM TV A CABO,{ FALA SERIU, PAGA MO NOTA PA VE A GLOBO, NGM MERECE.
FALANDO EM CULINARIA, NEM TUDO EU CONHEÇO, MAS NW PASSO APERTADO NW, OUTRU DIA UM AMIGO FEZ UM SUSHI, E TINHA UMA SALADA DE ALFACE, FIZ UNS SANDUBA, DE PEIXE COM ALFACE, MANDEI VE, HUAHUAHUA, NGM MERECE…EH POR ISSU Q MINHA SUBRINHA MORRE DI VERGONHA, HUAHUAHUA


Deixe um comentário

