jump to navigation

100 Anos de Imigração Japonesa maio 30, 2008

Posted by *Steph* in Sem Categoria.
trackback
Continuando a interação no mundo japa, sua cultura e tradições… E, cumprindo a promessa de ser uma japonesa menos paraguaia!

No começo do mês aconteceram em São Paulo 2 apresentações da Associação Miyagi de Koto, uma associação japonesa que veio ao Brasil especialmente para a celebração do centenário.

Apenas as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro tiveram e oportunidade de ver a apresentação de peças tradicionais e do compositor Michio Miyagi, músicas tocadas com instrumentos tradicionais japoneses (koto, shamisen e shakuhachi).

Confesso que no início não estava nada empolgada em ir ver “velhinhas tocando pequenos banjos (parece muito um shamisen hehehe) na velocidade da tartaruga” (porque essas musiquinhas tradicionais instrumentais são beeeeeeem calmas…). Mas o Jo é um gaijin que AMA cultura japonesa (sim… e o blog dele é só sobre a cultura japonesa!!! Ele sabe mais que eu!) e ele me convenceu a acompanhá-lo. E, ainda bem que ele sempre me leva pra ver essas coisas!!!

Gente, foi muito emocionante mesmo! Parece que tá no sangue! As músicas tocadas ao vivo, as senhorinhas todas com suas yukatas, sentadinhas em ordem na maior concentração do mundo e daquele jeitinho que só as obas (avós) têm… um jeito tímido, mas imponente de sabedoria (uma coisa doida mesmo) e a sutileza com que elas faziam os movimentos numa sincronia impressionante, enfim, tudo me pareceu inacreditavelmente tocante.

Consegui achar um vídeo com uma apresentação, mas não é a que eu fui. É só pra dar uma idéia de quão bonito é o som desses instrumentos.

Voltando com a peregrinação em busca de mais conhecimento dessa cultura fascinante! Que me conquistou! Fico pensando: Porque eu não me interessei por isso antes? ¬¬

Como diria o Jo (e muitos outros, né Fernandinho?): Besta mesmo!hauhuahauhaa

Comentários»

1. Jonathan Toledo - junho 3, 2008

Foi muita boa a apresentação.
Os sons dos intrumentos japoneses são muito bonitos.
Eu falei para a Stephanie que era legal, mas ela cabeça de planeta como é falou que não…
Vou ter que repetir aqui né ” Eu disse!”


Deixe um comentário

